2.5.13

"a banheira", 2013 - lógica da apropriação

"Experimentar um conceito é arriscar uma outra espécie de relação, mais livre, mais móvel, mas experimental, em que um conceito não é demonstrado por um único traço formal ou assinatura, mas reúne e reorganiza muitas características diferentes do desenho..." (2002: 48)

O ocidente é por excelência o espaço histórico que conseguiu desmontar a tutela absoluta da cultura. De todas as transformações que ocorreram nas sociedades humanas, a Arte, enquanto manifestação máxima de liberdade, é indubitavelmente um factor constitutivo da construção da democracia do mundo ocidental; é aquele elemento que na busca incessável de sentido, através de revoluções metodológicas e de processos plásticos, tornou possível a convergência/divergência do limite máximo da estética com a sua extinção... até às "zonas de sombra" que nos permitem saber que o mundo existe mas que, ao mesmo tempo, nunca poderemos saber tudo sobre esse mundo. Trata-se da livre materialização de ideias livres... da "ditadura" da técnica, dos suportes e, principalmente, da aceitação.


RAJCHMAN, John, "Construções", 2002.
Relógio D´Água